quarta-feira, 22 de setembro de 2010

NÃO AGRIDA NOSSA LÍNGUA

NUNCA DIGA:

* Duzentas gramas   de queijo  (a grama = pasto). Caso queira referir-se a peso, fale >duzentos gramas de queijo.

  • O correto é basculante (janelinha do banheiro ou da cozinha) e não vasculhante.
     *Menas (sempre menos)

  • Mortandela (mortadela)

  • Mendingo (mendigo)

  • Meia preocupada (meio preocupada)

  • Di menor, di maior não existem.O correto é maior de idade ou menor de idade.

NÃO ESQUEÇA

* Mal  é o contrário de bem    /   mau é o contrário de bom

*Quem está com calor “ sua” e não “soa”. Quem soa é sino ! Nós suamos.

* Homens dizem obrigado e as mulheres obrigada.

* O certo é a partir e não à partir.

* “Faz 7 anos que não visito Paris” e não “ Fazem 7 anos que não visito Paris.”

* O correto é haja vista ( que se oferece à vista) e não haja visto.

* Não existe porisso, o certo é por isso (separado).

* Agente > só pode ser secreto, aduaneiro ou de viagens.
   A gente(separado)  = nós.

* Para eu fazer/ para eu comer/ para eu falar (correto). Jamais diga: para mim fazer, para mim comer, para mim falar.
( mim não conjuga verbo, apenas eu,tu,ele,nós, vós, eles.)

* Seje e esteje não existem. Delete estas palavras de seu vocabulário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário