sexta-feira, 24 de setembro de 2010

CARTA DE APRESENTAÇÃO

Dicas para redigir uma boa Carta de Apresentação

“...a carta de apresentação é o espaço que você tem para fazer seu marketing pessoal, mostrar quem é você, ressaltar suas experiências e qualidades que podem fazer a diferença na empresa".

01.  A carta de apresentação,normalmente, acompanha currículos enviados pelos Correios ou quando é solicitada pela empresa.
02.  Não esqueça de escrever o nome e o cargo da pessoa ( ou o departamento  )para quem você vai enviar a carta.
03.  Não deixe de assinar a sua carta.
04.  Utilize uma linguagem formal, porém simples, clara e objetiva.
05.  Sua  carta deve conter características profissionais e pessoais que façam com que o leitor o considere a pessoa adequada  para preencher a vaga existente.O mais importante é NÃO MENTIR.
06.  Ao concluir  a carta, leia-a diversas vezes para evitar erros gramaticais e certifique-se de que as informações foram colocadas em uma ordem lógica.
07.  A carta não pode passar de uma página e deve ser redigida em A4 ou papel-carta de boa qualidade.
08.  O papel deve ser branco ou de cor suave. Não use papéis muito chamativos, pois eles destroem a sobriedade da carta.
09.  Não use palavras demasiado modestas
"Talvez", "eventualmente" e "acho" são expressões a evitar.
Procure o caminho intermédio. Dizer que é a pessoa ideal e que o empregador seria doido se não aproveitasse esta oportunidade, não só mostra um entusiasmo pronunciado como também uma grande dose de arrogância.
10.  Diz a norma, que a carta deve ser escrita à mão, mas hoje em dia já se utiliza o computador.
Esta carta tem a finalidade de, juntamente com o CV, convencer o empregador a chamá-lo para uma entrevista.


MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO

.

Segue um modelo de carta de apresentação que você poderá adaptar para cada situação:

Salvador, 9 de setembro de 2010

ATRIUM Representações LTDA

Departamento de Vendas


Senhor Gerente,

Estou me candidatando à vaga de vendedor externo existente em seu quadro de pessoal, conforme anúncio publicado no dia 12 de setembro no jornal A TARDE. Segue anexo meu currículo.

Dentre minhas características profissionais destacam-se o perfeccionismo, dedicação, facilidade de interação com o grupo, responsabilidade e principalmente habilidade de lidar com o público

Busco minha efetivação no mercado, para desenvolver  um trabalho objetivo que gere bons resultados, propiciando meu crescimento  e da empresa.

Coloco-me à disposição para prestar maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,
Thiago Maia
 (não deixe de assinar)



Nenhum comentário:

Postar um comentário