sexta-feira, 3 de agosto de 2012

DICAS IMPORTANTES

1.
Pesquise sobre o que vai escrever. Para isso, é preciso definir qual o objetivo da mensagem.Seja econômico e delimite o assunto.
2.
Seja cuidadoso ao redigir uma mensagem, independentemente do que quer informar. Leveem conta a pessoa que vai ler.
3.
Respeite o seu leitor e facilite as coisas para ele. Sempre que tiver que escrever um conceitodifícil, explique.
4.
Seja objetivo e evite comentários. Relate apenas os fatos. Ninguém gosta de receber mensa-gens que apontam erros.
5.
Seja breve e conciso. Escreva mensagens diretas e simples.
6.
Escreva para seu leitor, respeitando-o, mas cuide de seu texto, elaborando-o bem.
7.
Procure sempre indicar qual é a fonte das suas informações, porque isto é fundamental paraaumentar a credibilidade da sua comunicação. Além disso, há o risco de ser acusado de plágio.
8.
Pesquisar é a melhor forma de acumular conhecimento e de aprender. Não faça economiaao pesquisar. E, de preferência, informe as pessoas a quem você escreve de que você foi buscar informações qualificadas para colocar em seu texto.
9.
Discurso direto é quando você reproduz a declaração de uma pessoa ou o trecho de um textode outro autor. A citação direta vem sempre entre aspas, precedida de dois pontos.
10.
Discurso indireto é quando você informa o que a pessoa declarou, ou o que contém um texto,sem reproduzir.
11.
Planeje sua redação. Antes de escrever, veja se você tem as respostas para estas perguntas:O que você vai dizer?; Para quem?; De que modo quer escrever: formalmente ou de maneiramais informal?; Qual é o motivo de estar escrevendo?; O que pretende com a sua comunica-ção?
12.
Sempre revise o texto antes de enviá-lo ao(s) destinatário(s) ou publicá-lo.

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