sábado, 2 de junho de 2012

Curso de Relatórios e Pareceres

Bom dia!

Amanheci feliz após dois dias de trabalho na sede do Ministério Público Federal/Ba, ministrando o Curso de Relatório e Pareceres, enfocando ,principalmente, o Parecer Jurídico.
Obrigada Nadja pelo carinho e calorosa acolhida.


Empolgação da professora !!!!!!


Procure sempre harmonizar pensamento, palavra e ação. Purifique seu

pensamento e tudo estará bem. Nada mais potente que o pensamento. A

ação segue o pensamento. O mundo é o resultado de um poderoso

pensamento”

(Gandhi)





“A redação é um instrumento de trabalho dos comunicadores em geral e, de modo

específico, dos operadores do direito (juízes, promotores, advogados, servidores da Justiça). A redação técnica difere da literária pelas suas finalidades e pela sua forma: “é uma comunicação objetiva, obedecendo a uma padronização que facilita o trabalho e dá ao redator mais segurança de sua eficiência. Caracteriza-se pelo texto em nível culto, gramaticalmente correto, claro, objetivo e com vocabulário adequado à área de atuação” (Toledo, Marleine P.M.F. e Nadólskis, Hêndricas, “Comunicação Jurídica”, Sugestões Literárias, 4a. ed., 2002, p. 119).



Escrever bem, antes de ser uma arte, é uma técnica, que exige conhecimentos de

gramática e estilo, mas se desenvolve e aperfeiçoa com a prática da redação. Para isso, são necessários recursos técnicos (escrever o que, para quem?), adquiridos com o constante exercício da reflexão, da leitura e do trabalho silencioso de escrever, sem medo de errar e sem preguiça de corrigir os erros e melhorar o texto.

                                                                Des. Alexandre Moreira Germano


Nenhum comentário:

Postar um comentário