quarta-feira, 9 de maio de 2012

CURSO DE REDAÇÃO TÉCNICA,RELATÓRIOS E PARECERES




OBJETIVOS:

OBJETIVOS
Desenvolver técnicas que ajudem a produzir textos oficiais, como também pareceres e relatórios técnicos, expressando ideias de maneira clara, precisa, concisa aplicando-as ao contexto administrativo tornando a redação eficaz.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·        estimular a reflexão crítica sobre a realidade,

·         fornecer ao treinando instrumentos que o auxiliem a redigir com maior segurança, clareza, objetividade e concisão;·

·         melhorar o fluxo de comunicação inter e entre segmentos e órgãos, assim como entre a instituição e os clientes;·

·         despertar no treinando a consciência de que comunicação é um processo constante de crescimento.

METODOLOGIA

O curso será contextualizado por meio de material didático, exposição dialogada, recursos audiovisuais relacionados à realidade profissional dos participantes. Serão apresentados exercícios, estudos de casos que, acompanhados pelo instrutor, passarão por revisão, análise crítica, discussão e correção até à versão final. Os participantes terão aprendizado prático.

Observação: Os participantes que desejarem poderão trazer um documento redigido para  correção e análise em sala, tendo o cuidado de retirar informações que identifique o órgão.

PUBLICO ALVO

O Curso será destinado preponderantemente a profissionais de formação técnica que redigem relatórios e pareceres no dia-a-dia de suas atribuições , mas dada a sua abrangência está aberto também à participação de profissionais de todas as áreas da Empresa e/ou Órgão Público.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Produção do Texto
A necessidade de delimitação do tema; A linguagem correta para o público certo;
O uso da linguagem técnica e dos estrangeirismos; A necessidade de o texto técnico apresentar uniformidade na estrutura, no estilo e na terminologia


Qualidades do Texto
Coesão; Clareza; Coerência; Concisão; Precisão; Convicção; Objetividade; Relevância; Correção Gramatical
Os Vícios de Estilo
Prolixidade; Ambiguidade; Pleonasmo ou tautologia; Cacofonia ou cacófato; Eco;
Estrangeirismo; Solecismo; Barbarismo; Plebeísmo; Gerundismo; Jargão técnico fora de contexto; Coloquialismo excessivo; Clichês e Chavões.

Argumentação do Texto Técnico
Macroestrutura do texto argumentativo; Formas de persuasão; Argumentos e contra-argumentos.
    
Aspectos Gerais na Elaboração de Relatórios e Pareceres       
O Relatório e o parecer como instrumento de comunicação escrita; Classificação dos relatórios; Organização do relatório e parecer; Tipos de relatórios; estrutura do relatório e parecer; Elementos que podem compor a estrutura do relatório e do parecer; Fases da Elaboração do Relatório e do Parecer; A Organização do Relatório e do Parecer e a organização das informações; Modelos de relatório e parecer; Exercícios.

Padronização do Texto               
Planejamento do texto; Grafia de datas; Escrita de horas; Uso de siglas; Escrita de números; Caminhos para uma boa redação e Questões Técnicas para uniformidade do texto.



Instrutora:  Tânia Meireles Góes Costa

É professora, consultora empresarial e palestrante.
Especialista em Língua Portuguesa e formada em Letras pela Universidade Santa Úrsula/RJ.
   Possui significativa experiência na rede pública e particular de ensino, tendo já ministrado cursos preparatórios em cursinhos, tribunais, prefeituras, bancos, jornais, entre outras instituições. Palestrante e docente de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação dos Estados de Bahia ,Sergipe, Rondônia e Piauí

·            Como professora de Língua Portuguesa e Redação no Ensino Médio,  atuou em conceituadas escolas do Rio de Janeiro e de  Salvador  : Colégio Antônio Vieira, Instituto Social da Bahia, Colégio Anchieta,UCBA-União de Cursos da Bahia, Colégio Ideia,  Centro de Educação Integrada Yeda Barradas.

·          Como instrutora de redação empresarial, elaboração de relatório, português instrumental, redação oficial  capacitou centenas de colaboradores de vária empresas públicas e privadas, entre elas : Petrobras, Bahia Sul  Celulose, Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Instituto Anísio Teixeira/ IAT, Fundação Luis Eduardo Magalhães, Secretaria da Fazenda do Estado de Sergipe, Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Secretaria Municipal de Salvador, Instituto de Previdência de Salvador, Secretaria  de Administração do Estado da Bahia,Secretaria Municipal de Educação de Valença-BA, Caraíba  Metais, Cooperforte .

·           Coordenou o Seminário de Língua Portuguesa/Buenos Aires-Argentina

·          Professora e consultora de alguns projetos governamentais e não governamentais  : Projeto Juventude Cidadã , Projeto de Inserção do Jovem no Mercado de Trabalho.

·           Atualmente ,ministra cursos de redação para o aprimoramento de profissionais liberais, além de dedicar-se à preparação de jovens  para concursos públicos. Participa de equipes na elaboração e correção de provas de português nos vestibulares de vários estados.


·          tmmgoes@yahoo.com.br

·          nsersetaniameireles@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário