quinta-feira, 7 de julho de 2011

ATENÇÃO VESTIBULANDOS

Saiba como aperfeiçoar  seu texto e garantir uma boa nota na prova de redação.
01.  Intensifique sua leitura.  Leia jornais e revistas de atualidade para  ganhar mais repertório e vocabulário para acrescentar em seus futuros textos.
02.  Escreva com toda a simplicidade e clareza, sem embolar o assunto. Ser claro é ser coerente, conciso, não se contradizer
03.  Para treinar não basta apenas redigir um texto, é preciso pedir a um professor ou colega que leia e faça as observações necessárias, tanto de correções gramaticais quanto textuais. Lembre-se que essas dicas de outras pessoas podem aprimorar sua escrita. Cuidado com a ortografia e as acentuações.
04.   Na dissertação, não escreva períodos muito longos nem muitos curtos.

05.  Para conseguir fazer uma boa redação o treino é fundamental, pois é nele que você poderá usar todas as teorias aplicadas e aprender com os erros.
06.  Participe de simulados na sua escola e em cursinho , mas não deixe de buscar outras instituições que abrem seus testes para a participação de estudantes de fora. Com isso é possível ter feedback de professores diferentes do que você está acostumado.
07.  Na hora de escrever uma redação deixe o computador de lado. Além de treinar sua caligrafia, escrever a mão não te deixará dependente dos corretores automáticos dos computadores , desta forma , você se tornará mais crítico e capaz de identificar seus próprios erros.
08. A letra de forma deve ser evitada, pois dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Uma boa grafia e limpeza são fundamentais.
.
09.O trabalho de escrita não é encontrado apenas no exame de redação, mas também em questões discursivas de outras matérias, como português, história, geografia  etc. Portanto treine argumentação e concisão nessas perguntas
 .
         10. Na dissertação, não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos.
    11.Sua escrita deve ser legível, proporcional, nem dilatada nem apertada demais, bem    limpa sem borrões, com uma velocidade rítmica regular , sem muitos ornamentos na letra, com uma pressão forte e segura e sem muita tensão.
12.Não faça menos que o exigido e nem ultrapasse o máximo de linhas na dissertação da folha de Redação


Um comentário:

  1. Olá Tania! Excelentes dicas! Posso repassá-las aos meus alunos? Darei os créditos à você é claro, citando o seu blog como fonte. Tudo bem?
    Abraços

    ResponderExcluir