sexta-feira, 15 de abril de 2011

SEMPRE NA PONTA DA LÍNGUA

 Apesar de ser a nossa língua mater, não é fácil falar e, principalmente, escrever  de forma correta o português.

.Para facilitar a vida dos brasileiros, foi criado em São Paulo, na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa. Lá podemos entrar em contato com o idioma de forma lúdica e atraente.

Para Francisco Azevedo, professor de Língua Portuguesa, é muito importante o contato com a língua desde cedo. "É uma forma de fazer com que o aluno perceba o quanto é importante conhecer a língua-mãe e falar com o máximo de maestria possível", afirma.

Além da interatividade e da alta tecnologia, o Museu abriga um vasto conteúdo sobre linguagem e história da língua. O público é convidado a uma viagem sensorial, que inclui filmes, audição, leitura e jogos. É o único espaço do mundo dedicado ao idioma natural de um país e, por isso, cerca de 50 mil pessoas passam pelo local em todos os meses. "Não se trata só de Literatura, mas também mostramos a influência da língua na culinária, na religiosidade, no futebol... A língua está em todos os lugares", conclui a superintendente de Mercado do Museu, Denise Lorch.

Para aqueles que sonham em uma dia ter uma carreira promissora, o primeiro passo, de acordo com a jornalista e coordenadora de Comunicação da Catho Online, Ana Paula Ruiz, é ficar com o Português "afiado". Para os "grandinhos" que insistem em dar "tropeções" no Português, a solução seria recorrer à leitura. "Uma das principais maneiras das pessoas aprenderem a escrever é lendo. A leitura é a melhor lição de casa para quem quer melhorar a comunicação e a redação", conclui.

E mesmo com todo o talento do mundo, não há profissão que decole sem o Português "na ponta da língua". "A comunicação é hoje um dos fatores que elimina um candidato no mercado de trabalho. Muitas empresas utilizam o recurso da redação dentro do processo seletivo", explica Ana Paula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário