segunda-feira, 14 de março de 2011

DIA NACIONAL DA POESIA


14 de março, um domingo, nascia o poeta Castro Alves.
Hoje, segunda-feira, 14 de março de 2011 comemoramos  os 164 anos de nascimento da criança que mais tarde seria conhecida como “ o poeta dos escravos”. Patrono da cadeira número 7 da Academia Brasileira de Letras, esse baiano que morreu tão jovem, ocupa uma posição de destaque na literatura nacional.
A praça! A praça é do povo/Como o céu é do condor!” A poesia de Castro Alves é um testamento vivo da força contida nas palavras!... Era munido desta “arma” que aquele jovem poeta partia ao campo de batalha... Era uma verdadeira guerra entre os pro e os contra o sistema escravocrata no país.
Em 1868, aos 21 anos, o poeta declama sua obra mais famosa, O Navio Negreiro, durante a comemoração cívica do 7 de Setembro, à qual estavam presentes fazendeiros escravistas. Nessa época, já era amigo de Rui Barbosa, Machado de Assis e José de Alencar.
Poeta de transição entre o Romantismo e o Parnasianismo, Castro Alves é descrito de maneira louvável por outro gênio das letras, Manuel Bandeira : : “Vulgarmente melodramático na desgraça, simples e gracioso na ventura, o que constituía o genuíno clima poético de Castro Alves era o entusiasmo da mocidade apaixonada pelas grandes causas da liberdade e da justiça — as lutas da Independência na Bahia, a insurreição dos negros de Palmares, o papel civilizador da imprensa, e acima de todas a campanha contra a escravidão.
Em 1871, no dia 6 de julho, morre às 3h30 da tarde, frente a uma janela banhada de sol, como era seu desejo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário