terça-feira, 19 de abril de 2011

DIA DO ÍNDIO


Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.
Origem da data
Em 1940, foi realizado no México o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Diversas autoridades governamentais da América estiveram presentes. Porém os vários líderes indígenas do continente, apesar de convidados, não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.     No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico.

Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, com a função de zelar pelos direitos dos indígenas na América.     O Brasil não aderiu imediatamente ao Instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.
Além das diversas comemorações, esse dia deve ser de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.



sexta-feira, 15 de abril de 2011

Projeção > Museu da Língua Portuguesa

SEMPRE NA PONTA DA LÍNGUA

 Apesar de ser a nossa língua mater, não é fácil falar e, principalmente, escrever  de forma correta o português.

.Para facilitar a vida dos brasileiros, foi criado em São Paulo, na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa. Lá podemos entrar em contato com o idioma de forma lúdica e atraente.

Para Francisco Azevedo, professor de Língua Portuguesa, é muito importante o contato com a língua desde cedo. "É uma forma de fazer com que o aluno perceba o quanto é importante conhecer a língua-mãe e falar com o máximo de maestria possível", afirma.

Além da interatividade e da alta tecnologia, o Museu abriga um vasto conteúdo sobre linguagem e história da língua. O público é convidado a uma viagem sensorial, que inclui filmes, audição, leitura e jogos. É o único espaço do mundo dedicado ao idioma natural de um país e, por isso, cerca de 50 mil pessoas passam pelo local em todos os meses. "Não se trata só de Literatura, mas também mostramos a influência da língua na culinária, na religiosidade, no futebol... A língua está em todos os lugares", conclui a superintendente de Mercado do Museu, Denise Lorch.

Para aqueles que sonham em uma dia ter uma carreira promissora, o primeiro passo, de acordo com a jornalista e coordenadora de Comunicação da Catho Online, Ana Paula Ruiz, é ficar com o Português "afiado". Para os "grandinhos" que insistem em dar "tropeções" no Português, a solução seria recorrer à leitura. "Uma das principais maneiras das pessoas aprenderem a escrever é lendo. A leitura é a melhor lição de casa para quem quer melhorar a comunicação e a redação", conclui.

E mesmo com todo o talento do mundo, não há profissão que decole sem o Português "na ponta da língua". "A comunicação é hoje um dos fatores que elimina um candidato no mercado de trabalho. Muitas empresas utilizam o recurso da redação dentro do processo seletivo", explica Ana Paula.


COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

  A Comunicação Empresarial (Organizacional, Corporativa ou Institucional) compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades etc) junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc) ou junto à opinião pública
      A Comunicação Empresarial tem assumido, nos últimos anos, maior complexidade, tendo em vista a necessidade de trabalhar com diferentes públicos (portanto diferentes conteúdos, discursos ou linguagens) , o acirramento da concorrência, a segmentação da mídia e a introdução acelerada das novas tecnologias.
      Hoje, exige-se do profissional da área não apenas conhecimentos e habilidades nas práticas profissionais, mas também uma visão abrangente do mercado e do universo dos negócios. Mais do que um simples executor de tarefas (bom redator de releases, bom relacionamento com a mídia, excelente editor de house organ), o profissional de comunicação empresarial deve ser um executivo, um gestor, capaz de planejar, estrategicamente, o esforço de comunicação da empresa ou entidade.
      O mercado brasileiro e internacional já dispõe de empresas especializadas na realização deste trabalho e, internamente, as empresas ou entidades também têm experimentado gradativa profissionalização.
      Hoje, a Comunicação Empresarial já desempenha papel fundamental, definindo-se como estratégica para as organizações, superada a fase anterior, em que suas ações , produtos e profissionais eram vistos como acessórios, descartáveis ao primeiro sinal de crise.
(Comtexto Comunicação e Pesquisa)